Moringa Olífera

Uma incrível e poderosa planta que está ajudando brasileiros de todos os cantos do país.

A comunidade médica e cientifica está impressionada com a quantidade de benefícios e nutrientes da Moringa Olífera.

A dor crônica, aquela que não tem fim, atinge 37% dos brasileiros, aproximadamente.

Esse número por si só não representa a gravidade da situação, no entanto.

A solução para as mais graves dores está sendo reconhecida.

Afinal de contas, trata-se de uma planta, com alto teor anti-inflamatório, e que quando consumida regularmente diminui de forma assustadora as dores dos pacientes.

Moringa Oleífera: A Árvore da Vida

Para uma planta ser chamada de árvore da vida, até mesmo por cientistas, é porque ela tem alguma coisa de diferente.

No caso da moringa oleífera o apelido não é à toa. Essa planta é um poderoso anti-inflamatório natural indicado por especialistas para o tratamento e prevenção de muitas doenças.

No entanto, o seu maior destaque está no combate as dores, principalmente, de doenças crônicas.

Também conhecida como acácia-branca, a planta reúne um combo de nutrientes. Mas há ponderações quanto ao seu uso.

E se um superalimento estivesse dando sopa – ou melhor,chá – por aí? Pois a planta Moringa Olífera, comum em áreas urbanas no Brasil, reuniria todos os predicados nutricionais para conquistar esse título. Rica em cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C, ela é frequentemente comparada a alimentos como leite, espinafre, banana, laranja…

O destaque fica mesmo por conta de seu combo de fitoquímicos, formado por substâncias muito bem-vindas na prevenção e no tratamento complementar de inflamações e de doenças crônicas ou autoimunes”.

Moringa Oleífera (vendo muda) - Produção Rural - Vila Laura, Salvador  657642277 | OLX

OS 20 BENEFÍCIOS DA MORINGA COMPROVADOS

A moringa tem tantos valores nutricionais que se tornou popular em todo o mudo. Pesquisas científicas que revelaram os benefícios da moringa para a saúde fizeram que o uso da planta deixasse seu berço no Himalaia para ganhar o mundo.

Mudas de Moringa Oleifera - Produção Rural - Boqueirão, Saquarema 622875738  | OLX

Abaixo, segue os 20 benefícios da Moringa Oleífera para a saúde que já foram devidamente comprovados.

1 – TEM PROPRIEDADE BACTERICIDA

Uma das funções das folhas da moringa é que ela possui função antibactericida. O uso do seu extrato em forma de chá ou da seiva de seus caule e folhas ajuda na cicatrização de machucados e a esterilizar a pele.

2 – É DIURÉTICA

O uso da moringa oleífera também é benéfico devido a sua função diurética, e não precisa nem ser na forma de chá para que funcione – basta tomar as cápsulas feitas da planta para aumentar quantidade de vezes que vai ao banheiro.

3 – AJUDA A EMAGRECER

A Moringa Olífera emagrece mesmo porque combina uma série de funções que facilita a perda de peso espontânea. Por ser rica em fibras, por exemplo, ela estimula a formação de um gel estomacal que faz com que a energia seja liberada aos poucos, assim, você fica mais tempo satisfeito e sem fome.

Além disso, sua propriedade termogênica faz com que o corpo aumente o gasto energético sem precisar fazer exercícios ou mudar o cardápio.

Sendo assim, já é comprovado por estudos que o consumo de Moringa Oleífera associado a dietas hipocalóricas é uma solução para a diminuição da massa gorda corporal.

4 – ALIVIA A DOR DE GARGANTA

Duas funções da Moringa Oleífera faz com que ela seja o ingrediente principal para poderosos xaropes contra a dor de garganta. Aliás, todas as partes da planta possuem função antibactericida e efeito anti-inflamatório – as duas propriedades essenciais de qualquer remédio contra a gripe.

5 – AJUDA A TRATAR A HEMORROIDA

Pessoas com hemorroidas precisam tornar o bolo fecal mais úmido para facilitar as idas ao banheiro e, evitar assim a formação de bolsas de sangue no reto.

A Moringa Oleífera ajuda nesse aspecto devido a alta concentração de fibras que possui, as quais no intestino deixam as fezes mais molhadas, facilitando a transição do bolo fecal do intestino delgado ao reto.

6 – CURA INFLAMAÇÕES

As propriedades anti-inflamatórias da Moringa são equiparadas ao de outros alimentos poderosos, tais como o mel das abelhas. Estudos demonstram que esse potencial da planta a torna requisitada para o tratamento de úlceras estomacais, faringite, laringite e inflamações alérgicas da pele – como a dermatite.

7 – FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Na composição da Moringa Oleífera estão altas concentrações de vitaminas e sais minerais essenciais. Dessa forma, ao fazer o consumo regular da planta o organismo recebe uma dose extra de várias propriedades necessárias para o seu bom-funcionamento, o que atinge diretamente a função de defesa do organismo exercida pelo sistema imunitário.

8 – PREVINE O ENVELHECIMENTO DA PELE

Na composição da Moringa Oleífera há mais de 46 tipos de antioxidantes naturais. Essas substâncias são determinantes para o controle da quantidade de radicais livres – agentes que causam a oxidação e envelhecimento das células corporais.

Desse modo, a alta concentração de antioxidantes evita o envelhecimento natural dos órgãos, incluindo da pele, cabelos e unhas.

9 – PROTEGE OS ÓRGÃOS SEXUAIS

As propriedades antifúngicas, antibactericidas, anti-inflamatórias fazem da moringa oleífera um excelente protetor dos órgãos sexuais, visto que a maior parte das doenças acometidas por essas partes do corpo são fungos e bactérias.

10 – QUEIMA GORDURA CORPORAL

Ao comer a moringa oleífera nota-se um ligeiro aumento de temperatura corporal – assim como ocorre com a canela ou o gengibre. Quando isso acontece, todas as células corporais passam a trabalhar num ritmo acelerado, que demanda maior gasto energético.

Na prática, a função termogênica te faz emagrecer espontaneamente – visto que estará gastando mais energia para desempenhar as mesmas funções. Seria como tornar o seu metabolismo mais rápido, tal como os dos famosos “magros de ruim”. Contudo, isso não quer dizer que ao consumir a moringa tem o aval para desleixar o cardápio.

11 – DÁ MAIS DISPOSIÇÃO PARA O DIA A DIA E COMBATE A FADIGA CRÔNICA

A suplementação com vitaminas e sais minerais te faz ficar em dia com a saúde, o que acaba resultando em mais disposição no dia a dia. Pessoas que utilizam esse remédio natural dizem notar melhorias na qualidade do sono ou na atenção durante o trabalho, por exemplo.

12 – MELHORA A FUNÇÃO INTESTINAL

Mais uma vez a alta quantidade de fibra alimentar da Moringa se apresenta benéfica. Dessa vez, o bolo alimentar úmido que ela produz faz com que as fezes transitem pelo intestino de forma muito mais rápida e fácil – o que é tudo o que quem tem prisão de ventre precisa. Contudo, para que o efeito seja sentido é preciso manter o consumo regular de água, caso contrário, poderá ocorrer o efeito inverso (intestino preso).

13 – FORTALECIMENTO DE MÚSCULOS E OSSOS

A Moringa Olífera possue 17 vezes mais cálcio do que o leite e 15 vezes mais potássio do que a batata. Essas duas substâncias são essenciais para a manutenção dos músculos e dos ossos, sendo ainda mais essenciais para idosos e quem adentrou na menopausa – situações que tornam vulnerável o desenvolvimento de osteoporose.

14 – REGULA OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE

As fibras da moringa formam um gel no estômago que libera aos poucos a glicose dos alimentos, o que resulta no  equilíbrio do açúcar no sangue. Na prátia, ao consumir a planta com regularidade evita-se os picos de insulina no sangue – os quais são os principais causadores da diabetes.

15 – PREVINE E AJUDA NO CONTROLE DA DIABETES

Da mesma forma como a manutenção dos níveis equilibrados de açúcar no sangue ajudam na prevenção da diabetes, também beneficiam aqueles que já possuem a doença (seja do tipo I ou tipo II). Afinal, uma das tarefas mais difíceis no cardápio dos diabéticos é tentar manter a glicemia estável para que o corpo não precise produzir mais insulina, hormônio que faz a digestão da glicose.

Pesquisas da Universidade de Rajasthann, na Índia, indicam que essa propriedade da moringa pode ser utilizada de forma a minimizar a quantidade de aplicações de insulina entre os diabéticos.

16 – DIMINUI O COLESTEROL RUIM

Outro benefícios da Moringa Oleífera para a saúde é que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Isso ocorre por conta das várias vitaminais e sais minerais, o que diminui a quantidade de gordura localizada nas veias, facilitando a circulação sanguínea.

17 – COMBATE AO CÂNCER

Vários estudoss destacam a função antioxidante como uma das formas de prevenir a incidência de câncer, sobretudo em quem já possui histórico familiar da doença. No caso, como a Moringa contém 46 tipos de antioxidantes natural em sua composição, torna-se um excelente preventivo a ser incluído no cardápio.

18 – PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Uma pesquisa da Universidade Federal do Alagoas foi atrás dos verdadeiros efeitos da Moringa Oleífera no sistema cardiovascular. A planta foi usada no tratamento de coelhos com aterosclerose, comparando os efeitos do tratamento natural em comparação ao medicamentoso.

Em conclusão, os pesquisadores confirmaram que os coelhos tratados com a Moringa obtiveram redução das placas de gorduras nas veias, e diminuíram consideravelmente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, bem como conseguiram melhor regular a pressão arterial.

19 – GARANTE O BEM-ESTAR EMOCIONAL

Os micronutrientes presentes na Moringa, tal como o zinco, magnésio, ferro, vitamina C e outros são essenciais para a manutenção da saúde emocional e da proteção do cérebro contra doenças neuropsiquiátricas. Ao menos, é o que destaca pesquisas da Faculdade Anhanguera a, as quais destacam que tais nutrientes são importantes para a manutenção da saúde cerebral, sobretudo durante os estágios mais avançados de envelhecimento.

20 – Mantém a Pele Jovem

A vitamina C, E, D e A associada aos 46 tipos de antioxidantes presentes na Moringa ajudam a proteger a pele dos desgastes ocorridos por agentes internos (como os radicias livres ou a queda na produção de colágeno) e externos (como a exposição solar). Por conta disso, a planta pode ser usada como um verdadeiro lifting facial ati-envelhecimento.

PARA QUE SERVE A MORINGA

Por ser fonte de proteínas, cálcio e ferro, dessa planta se fazem remédios potentes que podem curar uma série de doenças e dores. Desse modo, consumir Moringa é recomendado para:

  • Regular a pressão arterial;
  • Controlar e prevenir a diabetes;
  • Ajudar no fortalecimento dos músculos;
  • Aliviar as dores da artrite, artrose e fibromialgia;
  • Manter cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis;
  • Tratar inflamações;
  • Fortalecer os ossos, prevenindo assim a osteoporose;
  • Manter a disposição e o bom-humor;
  • Combater a fadiga crônica;
  • Servir como fonte de proteínas, cálcio e ferro;
  • Aliviar dores musculares e dores crônicas, tais como a dor no ciático;
  • Emagrecer porque acelera o metabolismo.
  • Previne e contribui com o tratamento de inflamações e de doenças crônicas ou autoimunes;
  • Previne doenças causadas por microrganismos de origem alimentar, a exemplo da salmonella, E. coli, Staphylococcus aureus e outros devido a ação antibactericida;
  • Combate infecções, como a provocada pelo vírus herpes simplex;
  • Trata infecções fúngicas como o aspergillus e o penicillium;
  • Complementa a dieta diária para que se obtenha todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais necessários;
  • Trata edemas graças a sua ação anti-inflamatória;
  • Ajuda no tratamento de problemas gastrointestinais, entre eles, gastrite, prisão de ventre e colite ulcerativa;
  • Contribui para a saúde da pele, olhos, unhas e cabelos devido sua ação antioxidante;
  • Previne e trata a diabetes mellitus e a diabetes tipo 2, pois regulariza os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a necessidade de aplicações de insulina;
  • Previne de doenças cardiovasculares;
  • Previne doenças neurodegenerativas;
  • Previne todos os tipos de câncer, devido o combate à ação dos radicais livres;
  • Fortalece os ossos por conta da alta quantidade de fósforo e cálcio;
  • Fortalece o sistema imunológico devido a alta concentração de vitamina C;
  • Mantém o bem-estar e o bom-humor por ser rica em aminoácidos essenciais;
  • Previne anemia devido à quantidade de ferro que possui;
  • Produz cosméticos anti-envelhecimento à partir de suas folhas amarelas;
  • Produz-se das sementes da moringa óleos ricos em ácido beénico usado para pinturas;
  • Produz-se fibras têxteis à partir de seu caule e tronco;
  • Com as sementes da moringa oleífera é possível fazer óleos ricos em ácido beénico, usado em pintura artística;

E as indicações da planta são tão extensas que ainda pode funcionar como um auxiliar no tratamento de várias outras doenças.

MORINGA OLEÍFERA EMAGRECE?

Sim e não. Acontece que a Moringa Oleífera não age diretamente no emagrecimento, mas proporciona vários fatores que ajudam na perda de peso, principalmente para aqueles que não conseguem emagrecer por conta da compulsão alimentar.

Árvore Da Vida 100% Natural Direto Produtor (500g)

O que acontece é que, ao comer ou tomar Moringa a pessoa tem uma sensação de saciedade prolongada por conta da estabilização do nível de açúcar no sangue. A consequência disso é que seguir dietas se torna algo fácil, garantindo mais sucesso na perda de peso.

Além disso, a Moringa, por estimular o bom funcionamento intestinal, elimina muitas toxinas que ficam armazenadas no sistema linfático e dão aquela sensação de inchaço.

É por isso que quem usa Moringa com regularidade tem a sensação de que emagrece. Alguns, emagrecem de verdade, e pode-se dizer que a planta tem algum nível de responsabilidade sobre esse efeito.

MORINGA OLEÍFERA PARA DIABETES

Uma das principais indicações da Moringa Oleífera, na opinião de especialista, é de prevenir e tratar a diabetes. Isso porque a planta é isenta de efeitos colaterais e, quando tomada de forma concentrada, desempenha o papel de muitos remédios na estabilização dos níveis de açúcar no sangue.

Moringa Oleifera - Moringa oleifera - 3 Sementes - SoFlor Sementes

Na prática, a alta quantidade de fibras da planta libera um gel no estômago capaz de fazer com que a comida ingerida seja digerida com mais lentidão, fazendo com que a glicose seja liberada no sangue aos poucos, de forma estabilizada.

Esse efeito é ideal tanto para pacientes que tem diabetes tipo 1 quanto diabetes tipo 2. Em alguns casos, o uso recorrente pode até ajudar a diminuir a quantidade de aplicações de insulina diárias.

TABELA NUTRICIONAL

A tabela nutricional da Moringa Oleifera é muito extensa. As maiores taxas que compõem suas folhas e seu caule são a de vitamina C e proteínas, já que, proporcionalmente, têm maior concentração da substância do que a carne vermelha.

Veja quais são as propriedades encontradas, devidamente comprovadas pelo Serviço de Pesquisa de Agricultora do USDA ( USDA (United States Department of Agruculture)):

  • Contém propriedade bactericida;
  • É diurética;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Estimula a função vermífuga;
  • Alivia a dor de garganta;
  • Ajuda a tratar hemorroida;
  • Cura inflamações;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne o envelhecimento da pele;
  • Protege os órgãos sexuais e do cérebro;
  • Ajuda na queima de gordura corporal;
  • Dá mais disposição no dia a dia;
  • Melhora a função intestinal;
  • Ajuda a reduzir a febre;
  • Regula os níveis de glicose no sangue, ;
  • Ajuda a controlar e prevenir a diabetes;
  • Diminui o colesterol ruim;
  • Previne contra doenças cardíacas;
  • Tem ação anticancerígena;
  • Promove a atenção e o bem-estar.

OS 27 BENEFÍCIOS DA MORINGA OLEÍFERA

Abaixo, segue os 27 benefícios da moringa oleífera devidamente comprovados por estudos científicos¹ que analisam os compostos dessa planta medicinal:

  1. Previne e trata dores nas articulações, por conta de sua ação anti-inflamatória;
  2. Dá mais energia ao corpo e previne anemia;
  3. Ação antioxidante, combatendo radicais livres;
  4. Previne o envelhecimento da pele por diminuir a ação dos radicais livres;
  5. Melhora o sistema imunológico por conter vitamina C;
  6. Melhora o sistema circulatório;
  7. Previne contra doenças cardíacas;
  8. Melhora a função intestinal e protege fígado e rins;
  9. Aumenta a produção de colágenoo;
  10. Fortalece os músculos e ossos pela presença de aminoácidos;
  11. Proporciona uma pele e cabelos fortes e mais saudáveis;
  12. Combate a asma;
  13. Reduz a pressão arterial;
  14. Melhora a imunidade, por conter vitamina C;
  15. Regulariza e estabiliza os níveis de glicose no sangue
  16. Normaliza os níveis de colesterol;
  17. Melhora a memória;
  18. Dá sensação de bem-estar e bom humor;
  19. Protege contra danos na retina;
  20. Promove a regulação de hormônios;
  21. Ajuda no emagrecimento por ter função termogênica;
  22. Previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  23. Suplementa com vitaminas e minerais essenciais;
  24. Trata e previne a diabetes tipo I e tipo II;
  25. Previne doenças emocionais como ansiedade e depressão, promovendo o bem-estar;
  26. Regula o libido, melhorando o apetite sexual;
  27. Fortalece os ossos e articulações, prevenindo a osteoporose, a artrite e a artrose.

Não é a toa que a planta é chamada, no mundo científico, de “superalimento”. O conjunto destes nutrientes permitem, com uma fórmula natural, suplementar a maior parte das substâncias necessárias para manter o  organismo saudável.

Os depoimentos de quem toma com recorrência a Moringa Olífera
comentam, também,o ganho de disposição e saúde. Não é mentira, mas sim uma consequência da sensação de bem-estar promovida por um intestino regulado e um corpo mais nutrido.

PROPRIEDADES

As propriedades . Vê-se que a maior parte de suas funções são medicinais. Ela é indicada para tratar:

  • Dores de cabeça;
  • Dores de garganta;
  • Indisposição;
  • Inflamações;
  • Fadiga;
  • Irritação gastrointestinal;
  • Febre;
  • Hemorroidas;
  • Baixa imunidade.

PS: Ela é indicada para tratar várias doenças diretamente ou como auxiliar.

COMO TOMAR?

A técnica mais simples de adquirir os benefícios da Moringa Oleifera, sem perder as suas propriedades nutricionais, é por meio dos suplementos naturais. Pode ser a planta que você pode ter na sua horta e secar as folhas e fazer ela em pó, ou pode pedir manipulada ou a tintura dela.

MORINGA NA SALADA

Outra forma de consumir é incluir folhas frescas de moringa na salada e demais refeições. Não é muito fácil encontrar este tipo de produto nos mercados convencionais ou municipais. Será preciso conferir em lojas especializadas de produtos naturais.

O gosto da moringa é amargo e não muito agradável. Por isso, pode ser recomendado incluir gotas de limão para melhorar o sabor.

CHÁ DE MORINGA

Esta é uma forma muito comum da utilização da planta. Basta incluir uma colher de sopa de folhas secas de moringa na água fervente e deixar abafado por 10 minutos.

Se for feito por método de infusão, o saquinho de chá das folhas deverá ficar até 3 minutos dentro da água quente antes de ser tomado. Não coloque açúcar na bebida.

SEMENTES, FLORES E RAÍZES

As sementes de moringa podem ser comidas torradas ou cozidas da mesma forma como se faz feijão. Já as raízes da planta se assemelham muito à cenouras e podem ser usadas na salada ou cozidas, o sabor é picante.

Por fim, as flores são muito usadas no Timor Leste e Indonésia, as receitas mais tradicionais são flores de moringa fritas em óleo de coco ou imersas no leite de coco, servidas junto com milho e arroz.

Aqui vai uma receita minha em particular
2 Ovos
1 colher de aveia em flocos
2 colheres de sopa de folha de Moringa Olifera
Temperos e ervas , sal a gosto.
Bate e leva ao forno por mais ou menos 15 minutos

Há quem se arrisque a plantar árvore de moringa em casa para poder desfrutar das propriedades medicinais da planta de forma ainda mais simples. O plantio pode ser feito a partir de sementes ou mudas. Quem tiver interesse pode conferir o passo a passo

O primeiro passo para quem quer se arriscar a germinar Moringa dentro de casa é uma atenção especial ao clima. Isso porque essa árvore da vida, originária da índia, precisa ser cultivada entre 22°C e 35°C, para o bom desenvolvimento. As condições de sobrevivência são mais próximas aos ambientes tropicais: tempo quente e úmido. Somente assim será possível obter seus benefícios e cultivar moringa oleifera da forma correta.

Se você der sorte de encontrar uma muda de Moringa em viveiros ou floriculturas, poderá cultivar a planta dentro de um vaso de tamanho médio ou grande dentro de casa.

  1. Escolha uma rama de, aproximadamente, 30cm de comprimento e 4cm de diâmetro;
    Corte pelo tronco principal e plante diretamente no solo ou vaso;
  2. A planta deve ser colocada em até 15cm abaixo da terra;
  3. Regue bastante nos primeiros 10 dias;
  4. Após, mantenha somente umedecida;
  5. Em alguns dias, ela começará a formar raízes.

MORINGA OLEÍFERA: ONDE ENCONTRAR?

Quem quer comprar a versão em muda, encontrará a planta à venda somente em lojas especializadas de plantas ou no mercado municipal da sua cidade. Encontrá-la na forma de semente é algo difícil, devendo ser encontrada somente em sites do nicho na internet.

As folhas da Moringa não são amplamente comercializadas, por isso, para quem quer incluí-la na comida ou na salada a estratégia pode não ser a das mais fáceis – afinal, você realmente terá dificuldades de onde comprar a planta.

Além disso, a Moringa é uma árvore grande e que necessita de responsabilidade nos cuidados, pois para conquistar os benefícios para a saúde que ela proporcione, é preciso que seja uma planta saudável.

REFERÊNCIAS USADAS NESTE CONTEÚDO
FOOD SCIENSCE & NUTRITION. Comparative study on nutrient composition, phytochemical,and functional characteristics of raw, germinated, andfermentedmoringa oleiferaseed flour, 2013.Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/fsn3.70

GUPTA, Rajnish; MATHUR, Manas; BAJAJ, Vijay. Evaluation of antidiabetic and antioxidant activityofmoringa oleiferain experimental diabetes. Journal of diabetes, [S.L.], v. 164, n. 21, p. 161-171, jan. 2012. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1753-0407.2011.00173.x.

ALMONDES, Kaluce et. at. O papel das selenoproteínas no câncer. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 56, n. 4, p.111-222, jul. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-42302010000400025&script=sci_arttext.Acesso em: 12 jan. 2012.

BANDEIRA, Francisco. Estudo comparativo da moringa oleifera com cilostazol no tratamento da hiperplasia miointimal em artéria ilíaca de coelhos com aterosclerose. Repositório ufal, 2015.Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1820

Terapia Arcanjos da Luz 
Contato: (45)999203710 - Vera Melo